Sunday, March 04, 2012

Cifrar vs Encriptar eis a questão

Desde os tempos  de faculdade que aprendi com o Prof. Legatheaux que não é correcto utilizarmos um inglesismo quando existe um termo em Português que significa a mesma coisa, ou seja, não é correcto utilizar Encriptar quando temos o Cifrar. Desde essa altura que tenho feito este reparo a diversas pessoas quando utilizam o termo Encriptar.
 Recentemente encontrei novamente o termo Encriptar na revista Exame Informática e decidi indagar mais a fundo sobre a correcta utilização do mesmo. Encontrei no Ciberdúvidas algumas referências ([aqui] e [aqui]) a esta questão mas as respostas não são claras. Encontrei também uma definição da palavra Encriptar na Infopedia. Contactei novamente com o Prof. Legatheaux e coloquei a questão da banalização do termo e as repostas pouco claras dadas pelo Ciberdúvidas e a existência da palavra na Infopedia e outros dicionários.
 O Prof. ajudou no aprofundar e clarificar da questão tendo indicado que no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa elaborado pelo Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Academia, com suporte da Gulbenkian, do Instituto Camões e do Ministério da Educação  (edição de 2001) não há lá o termo “encriptar”. Referiu também que no mesmo dicionário há muitos termos estrangeiros como por exemplo “body building” que é um sinónimo de culturismo (sic), “abat-jour” entre outros.Termos relacionados com criptografia e que se encontram no dicionário da Academia:
cripto-* com origem em oculto
criptografia
criptográfico
criptograma
criptologia
cifrar
cifra
cifrado
decifrar
decifração
decifrador
decifrável
Concluindo, apesar de estar a ficar banalizada a utilização do termo Encriptar e da mesma existir em alguns dicionários generalistas, o termo não se encontra no dicionário de referência na área. Assim, e para os mais puristas, o mais correcto é utilizar Cifrar e não o Encriptar.

No comments: